O ROAS é a sigla para Return on Advertising Spend, ou seja, o retorno das suas ações de mídia paga. No mercado B2B, é muito importante que essa métrica seja otimizada para alcançar um melhor custo-benefício das suas campanhas e aumentar, por exemplo, a atração de leads qualificados para o seu negócio.

Pensando em empresas de tecnologia, é ainda mais relevante ter esse cuidado para se certificar de que as suas ações realmente estão funcionando. Afinal, cada recurso pode ser importante para criar diferenciação competitiva dos seus concorrentes.

Para ajudar você a entender como melhorar o ROAS da sua empresa de tecnologia, preparamos este artigo com 7 dicas de como otimizar o indicador. Continue a leitura para tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto!

1. Segmentação de público precisa

Uma estratégia fundamental para otimizar o ROAS é a segmentação de público precisa. Isso envolve identificar grupos de consumidores que estão mais propensos a converter em clientes, consequentemente reduzindo o esforço necessário para conseguir a conversão.

Por exemplo, uma empresa de software de gerenciamento de projetos pode segmentar seu público-alvo com base em profissões específicas, como gerentes de projeto, desenvolvedores de software ou designers gráficos. Ao direcionar anúncios para esses grupos, a empresa melhora o seu ROAS.

2. Uso de palavras-chave relevantes

Utilizar palavras-chave relevantes também é crucial para otimizar o ROAS em campanhas de anúncios pagos. Empresas de tecnologia podem, por exemplo, realizar pesquisa de termos para identificar o que, na prática, os clientes em potencial estão buscando

Um negócio voltado para segurança cibernética pode encontrar uma série de leads qualificados em termos como “proteção contra ransomware” ou “antivírus empresarial”. A partir do uso estratégico dessas palavras-chave em anúncios e landing pages, a qualidade do tráfego é melhorada.

3. Otimização de landing pages

Por falar em landing pages, essas páginas de destino também têm um papel interessante para qualificar ainda mais os leads gerados. A ideia aqui é criar essas páginas mais voltadas para a conversão, ou seja, com informações relevantes, claras e convincentes.

Especialmente para aqueles negócios que têm uma série de soluções para oferecer, o ROAS é melhorado porque a LP ajuda a direcionar para um tráfego bastante específico, focado exclusivamente na conversão de um determinado produto ou solução.

4. Teste A/B de anúncios

Essa tática pode ser repetitiva, mas nunca vai deixar de ser eficiente: o teste A/B é válido para entender quais mensagens são mais eficientes. Assim, você vai otimizando as suas estratégias aos poucos, refinando os conteúdos produzidos para ter melhores resultados com seus anúncios.

A partir do momento que você identifica quais são esses pontos positivos e negativos dos seus anúncios, você consegue refiná-los para as próximas campanhas, o que aumenta as chances de impactar quem realmente pode se tornar um cliente do seu negócio.

5. Monitoramento da concorrência

Quando se fala em anúncios de mídia paga, é natural que você olhe para quem está competindo pela atenção do mesmo público-alvo. Por isso, monitorar o que os concorrentes estão fazendo é essencial para otimizar o ROAS e entender quais ajustes devem ser feitos para se diferenciar.

As empresas de tecnologia podem monitorar os anúncios de uma concorrente e ajustar sua estratégia com base em ofertas ou recursos exclusivos que essa outra empresa está promovendo, mas com diferenciais específicos que atraiam os olhares dos clientes.

6. Análise de dados em tempo real

O monitoramento é um ponto essencial ao falar em ROAS, até porque os ajustes são necessários constantemente. A partir de uma análise de dados em tempo real, você consegue ajustar rapidamente as campanhas de publicidade com base no desempenho atual.

Empresas de tecnologia podem usar dados em tempo real para identificar tendências, como picos de interesse por determinados produtos ou serviços. Assim, você garante que as suas ofertas estejam sempre fazendo sentido para impactar o público-alvo.

7. Aplicação do Inbound Marketing

Outra forma de melhorar o ROAS da sua empresa de tecnologia é a aplicação do Inbound Marketing, uma série de estratégias focadas em atrair, envolver e nutrir leads ao fornecer conteúdo relevante e valioso.

Ao implementar essa abordagem, as empresas de tecnologia podem criar relacionamentos mais fortes com seus clientes em potencial, aumentando as chances de conversões e, assim, impactando positivamente o ROAS.

Ao nutrir esses leads com mais informações relevantes e personalizadas, é mais fácil construir relacionamentos sólidos ao longo do tempo. Dessa forma, quando um lead estiver pronto para tomar uma decisão de compra, a empresa está na posição ideal para oferecer os seus serviços.

Ao monitorar de perto o ROAS do seu negócio, fica muito mais fácil entender como melhorar esse indicador ao longo do tempo. Afinal, as técnicas que você usou agora podem não ser tão eficientes no futuro. Portanto, acompanhe a métrica e garanta que ela esteja sempre dentro de um nível eficiente para a sua empresa!

Mas uma empresa de tecnologia não pode se preocupar apenas com o ROAS, não é mesmo? É fundamental implementar outras estratégias, como o Inbound Marketing, e a Tsuru tem um time de especialistas para ajudar a desenvolver um planejamento personalizado para a sua empresa, fale com o nosso time!