Ter uma estratégia de marketing digital já se tornou fundamental para o sucesso de qualquer empresa. E no mercado educacional não é diferente! Tanto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela nossa parceira Resultados Digitais, 87,9% das instituições de ensino utilizam, pelo menos, uma ferramenta de marketing digital. No entanto, não adianta apenas criar conteúdos. É preciso levar em conta a jornada do consumidor, também.
E neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto! Você entenderá melhor as etapas que o lead leva para se tornar um aluno da sua instituição. Continue a leitura e saiba mais!
Jornada do consumidor no mercado educacional: confira o que é e quais as etapas desse processo
A jornada do consumidor é um conjunto de estágios que uma pessoa passa até realizar a compra. No caso do mercado educacional, é quando o indivíduo realiza a sua matrícula. Ela serve para que as instituições identifiquem em que fase o seu consumidor está, ajudando tanto o setor de marketing quanto o comercial. Dessa forma, é indispensável levá-la em conta em uma estratégia de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.
É importante destacar que a jornada do consumidor possui quatro etapas, diferente do funil de vendas, que conta com três estágios. São elas:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão.
Confira mais sobre cada uma na sequência.
1. Aprendizado e descoberta
Nessa etapa, o possível aluno ainda não tem consciência de que possui um problema ou uma necessidade. Portanto, a estratégia de marketing focará em produzir conteúdos que visem a despertar o interesse dele, com materiais leves e educativos. E podem ser feitos tanto para blogs quanto para as mídias sociais.
Uma boa dica é fazer materiais em forma de lista, por exemplo:
- 7 cursos profissionalizantes que você desconhecia;
- 3 dicas de como se concentrar mais nos estudos;
- 5 motivos para você estudar história do Brasil.
Citamos 3 exemplos de títulos de conteúdos, mas sem mencionar um serviço ou produto. Isso porque o foco, aqui, não é a venda. Mas, sim, despertar o interesse.
2. Reconhecimento do problema
Essa é a etapa da jornada do consumidor onde ele começa a perceber que possui um problema, mas não sabe exatamente qual. Por isso, nesse estágio, ele avaliará quais as possibilidades de acordo com o seu objetivo. Um exemplo: se o aluno está no ensino médio e quer passar em tal vestibular, poderá optar em fazer o ensino médio em um colégio que tenha um bom número de aprovados. Outra hipótese é de uma pessoa que está trabalhando em uma empresa e quer se especializar em sua área, será capaz de começar a buscar por autoridades nesse assunto.
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Assim, uma excelente estratégia para essa etapa é produzir webinars, e-books, vídeos e, claro, continuar a criação de blog e postagens das redes. Tudo levando em conta a sua estratégia e o perfil do seu futuro aluno.
3. Consideração da solução
Na terceira etapa da sua jornada, seu prospect tem consciência da existência do seu problema e passa a procurar as soluções. Mas, no entanto, ainda não há um desejo de realizar uma matrícula. É nessa fase que precisa nutrir essas pessoas com conteúdos ricos. Aqui, é a hora de manter a atenção conquistada na etapa anterior.
Você pode realizar campanhas de nutrição com e-mails marketing, reforçando a marca e a sua autoridade no mercado educacional. Se sua empresa vende cursos, por exemplo, que tal disponibilizar uma aula gratuita?
4. Decisão pela instituição
Com o problema reconhecido, chegou o momento do seu lead virar aluno. Aqui, nessa etapa, o futuro consumidor buscará por conteúdos que atestem a qualidade do ensino oferecido, o renome da sua instituição, a grade curricular, custos e, claro, aprovação ― ou não ― no processo seletivo para ingressar no curso, seja ele de ensino médio, graduação ou cursos livres.
Uma dica, além de produzir esses conteúdos, é divulgar vídeos com depoimentos dos já alunos e demais profissionais da instituição. O importante, aqui, é ter o foco nos materiais, demonstrando ainda mais autoridade. Assim, será muito mais fácil converter o seu lead em aluno.
Conheça a importância da jornada do consumidor no mercado educacional
Assim como em outras empresas, em uma instituição de ensino, seja educação básica, superior ou complementar, o principal objetivo é a conversão em matrículas. Talvez, por conta disso, muitas acabem pecando ao realizar suas campanhas de marketing voltadas apenas para isso.
O processo de matrícula envolve muito mais que esse simples ato. Ele começa antes, na conquista do cliente. Muitas vezes, o aluno não está decidido sobre qual curso fazer e onde estudar.
É aí que entra a importância da jornada do consumidor no mercado educacional. Por meio dessas etapas, as instituições podem oferecer conteúdos conforme apresentamos acima. E, assim, passar autoridade e conquistar seus futuros alunos. Para isso, não se esqueça de utilizar junto à sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Neste artigo, você pôde entender um pouco sobre a jornada do consumidor. Aproveite e leia outro artigo que vai complementar o que você aprendeu aqui: Marketing de conteúdo e Interação: por que eles são tão essenciais para instituições de ensino?