Um dos grandes desafios para quem está em um mercado tão competitivo é se manter atualizado, não é mesmo? Um exemplo disso é o conceito de Flywheel, que coloca o cliente ainda mais em foco dentro das estratégias de empresas dos mais diferentes setores. Mas como ele funciona e qual a sua relação com o Inbound Marketing?

Para que você não tenha nenhuma dúvida sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para implementar essa metodologia com sucesso no seu negócio. Confira!

O que é a metodologia Flywheel?

O Flywheel é uma metodologia estratégica focada na experiência do cliente para impulsionar o crescimento sustentável das empresas. Desenvolvida pela Amazon, esse conceito tem como objetivo estender a jornada do consumidor dentro de um negócio, substituindo o funil por um ciclo.

A tradução literal do termo para o português, algo como volante de rotação, sintetiza muito bem o que é esse conceito: a engrenagem circular que permite que uma máquina funcione. Nesse caso, a máquina é a empresa e a rotação é dividida em três elementos principais: atrair, encantar e engajar.

E, diferentemente de um funil de vendas, o objetivo aqui é construir esse ciclo virtuoso, em que os clientes continuam retornando de uma fase para outra de maneira contínua. Focando na etapa de experiência, isso garante o processo de encantamento ao mesmo tempo que facilita a atração de novos clientes.

Como a metodologia funciona?

Para entender como o Flywheel funciona, é necessário se aprofundar nos três elementos da metodologia.

Atrair

A primeira etapa é atrair clientes por meio de marketing e estratégias de vendas eficazes. Isso envolve identificar seu público-alvo, entender suas necessidades e desejos e criar uma proposta de valor atraente que, de fato, resolva seus problemas. Por isso, uma empresa online e estratégias de Marketing Digital são essenciais.

Encantar

Uma vez que os clientes tenham sido atraídos, a próxima etapa é encantá-los. Um trabalho que pode começar, por exemplo, com um atendimento de qualidade, produtos e serviços personalizados e muito mais. A ideia aqui é fazer com que os clientes se transformem em defensores da marca fidelizados.

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Engajar continuamente

Aqui está a grande diferença da Flywheel: garantir o engajamento contínuo com os clientes. Uma vez encantados, é preciso manter o relacionamento vivo, o que pode ser feito com programas de fidelidade, conteúdos relevantes ou até mesmo ofertas personalizadas. Ou seja, estratégias que façam com que eles sempre retornem.

Qual a relação entre Flywheel e Inbound Marketing?

Apesar de propor uma mudança de funil para ciclo, o Flywheel pode ser uma metodologia complementar ao Inbound Marketing. Aliás, essa deve ser a abordagem se você quer colocar o cliente como foco central e conseguir resultados cada vez melhores. Mas qual é a relação entre os dois conceitos?

Abordagem centrada no cliente

As duas metodologias têm o foco no cliente como diferenciais. Para isso, é necessário entender, por exemplo, quais são as necessidades, desejos e dores dos clientes para fornecer uma experiência personalizada e relevante. Ambos os conceitos enfatizam a importância de criar valor para o cliente em cada interação.

Atração de clientes

Todo o conceito por trás do Inbound Marketing foca em atrair clientes, mas o foco está na criação de conteúdos relevantes para essa audiência. Seja nas redes sociais, seja nos mecanismos de busca via SEO, uma ideia que é diretamente conectada ao que propõe o Flywheel.

Encantamento dos clientes

O foco agora deve ser encantar esses clientes, fornecendo uma experiência excepcional para que eles fiquem satisfeitos e se tornem defensores da marca. O que pode ser absorvido do Flywheel, portanto, pode ser a ideia de superar as expectativas dos clientes para que eles sejam ainda mais fidelizados.

Engajamento contínuo

Se tem uma etapa que cria uma diferenciação entre o Inbound Marketing e Flywheel é o engajamento contínuo, o que muitas vezes é esquecido em um funil de vendas. Para absorver mais dessa metodologia, uma dica é focar ainda mais em conteúdos que estimulem uma troca constante de informações, como a automação de marketing.

Em um momento em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, é interessante adotar estratégias que façam com que a relação da sua empresa com seus clientes seja mais simples, natural e duradoura. Com a aplicação do conceito de Flywheel dentro do Inbound Marketing, você consegue fazer isso.

Apesar de ser uma metodologia muito valiosa nos dias de hoje, nem sempre é fácil colocá-la em prática, certo? Por isso, pode ser interessante contar com o suporte especializado de quem entende do assunto: entre em contato com o nosso time comercial e descubra como a Tsuru pode ajudar!