Empresas que querem se manter competitivas precisam analisar os mínimos detalhes para conseguirem bons resultados, não é mesmo? Se esse é o caso do seu negócio B2B, você precisa começar agora mesmo a investir no conceito de mobile friendly.

Na prática, significa criar versões das suas páginas adaptadas para dispositivos móveis. Mas será que isso é tão importante no segmento B2B? Continue a leitura deste artigo para entender como isso pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio!

O que é mobile friendly?

Quando se utiliza o termo mobile friendly, o significado é muito simples: alguma interface digital que seja compatível com dispositivos móveis. Desde um site de uma empresa ou até mesmo um dashboard de gestão, quando pensados na versão mobile, podem ser utilizados sem problemas em várias plataformas.

Imagine o seguinte: a sua empresa oferece uma plataforma de gestão para outras companhias, tudo bem? Esse dashboard é completo e conta com várias funcionalidades, mas ele foi projetado para ser utilizado em desktop apenas.

Assim que o seu cliente abre o dashboard no celular, por exemplo, ele não consegue aproveitar toda a experiência que o seu negócio promete oferecer. O mobile friendly, portanto, é pensar na adaptação de diversos aspectos, como um layout responsivo, menus de fácil navegação e botões para celulares e tablets.

Em um cenário em que os brasileiros são os que mais utilizam seus celulares diariamente, como não imaginar quantas oportunidades podem ser perdidas se o seu site, por exemplo, não for mobile friendly? Para empresas B2B, portanto, essa deve ser uma prioridade em diferentes interfaces e canais.

Por que o seu negócio B2B precisa ser mobile friendly?

Mas por que o seu negócio B2B precisa investir cada vez mais em sites, landing pages e aplicativos que sejam mobile friendly?

Aumento do uso de dispositivos móveis

Como mostramos no tópico acima, o uso de smartphones e tablets é cada vez mais comum na sociedade e isso implica no mercado corporativo também. Ao investir em adaptações para as versões em dispositivos móveis, você está compreendendo um comportamento da audiência e se adaptando.

Ou seja, investir em uma estratégia mobile friendly permite que as empresas atinjam seu público-alvo onde eles estão, fornecendo uma experiência de usuário otimizada e facilitando o acesso às informações e aos serviços oferecidos.

Melhor experiência do usuário

A partir do momento que você identifica uma mudança de comportamento do usuário e faz melhorias para atendê-la, você está priorizando e melhorando a experiência proporcionada. Em um ambiente corporativo tão competitivo, os mínimos detalhes podem fazer uma enorme diferença.

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Se o seu site tem um formulário para contato com a equipe comercial, por exemplo, já pensou quantos leads podem ser desperdiçados por não ter uma página que se adapte para mobile? Essa interface amigável em todas as plataformas aumenta a satisfação do cliente e constrói confiança.

Acesso rápido e conveniente

Esqueça a ideia de que os tomadores de decisão em empresas fazem suas escolhas apenas no computador. O mundo está mais dinâmico e um cliente potencial pode fazer uma pesquisa por um serviço que você oferece enquanto espera o seu voo para uma reunião de negócios, não é mesmo?

Com a versão para mobile, você resolve esse problema, já que oferece um acesso rápido e conveniente para o usuário. Assim, quando e como quiser, esse lead pode acessar o seu site ou landing page e ter uma experiência positiva, se concentrando apenas na sua oferta de valor principal.

Otimização para mecanismos de pesquisa móveis

Continuando no exemplo do executivo esperando o voo no aeroporto, se ele faz uma pesquisa no Google pelo seu celular e não encontra o seu site, a razão mais provável é de que a sua estratégia de SEO não está funcionando, certo? E um dos elementos que conta para esse rankeamento é justamente a versão mobile.

Pensar na integração de toda a experiência contribui diretamente para a otimização das suas páginas nos mecanismos de pesquisa móveis. Ou seja, são mais e mais executivos pesquisando por soluções oferecidas pelo seu negócio que podem se deparar com as suas ofertas.

Aumento nas taxas de conversão

Como consequência de todos os itens acima, a tendência é que as suas páginas alcancem níveis mais altos de conversão. Afinal, são mais leads qualificados se interessando pelos seus produtos e mais usuários navegando por uma experiência fluida e sem problemas independentemente do dispositivo escolhido.

Em vez de perder aquele cliente em potencial porque o seu formulário não carrega totalmente na versão mobile, você abre mais uma oportunidade de atrair e converter esses usuários. Na prática, o aumento da taxa de conversão representa também melhores retornos financeiros para o seu negócio.

Pensar na versão mobile friendly dos seus sites e landing pages é, portanto, uma prática tão importante quanto pensar no funil de vendas do seu negócio. Afinal, uma experiência ruim no smartphone pode representar uma série de oportunidades perdidas para a sua empresa.

Apesar de ser muito importante, adaptar todas as suas páginas e torná-las mobile friendly pode exigir muito planejamento e trabalho, não é mesmo? O que acha, então, de contar com o suporte de uma equipe preparada para isso? Entre em contato com o time comercial e descubra como a Tsuru pode ajudar!