Você provavelmente tem o WhatsApp instalado no seu celular, não é mesmo? Essa é uma realidade para a maioria dos brasileiros, contudo a ferramenta também pode ser utilizada dentro da sua estratégia de negócios. Mas, afinal, como utilizar o WhatsApp para vendas B2B?

Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas!

Qual é o papel do WhatsApp para vendas B2B?

Mas, afinal, como o WhatsApp pode ser utilizado para potencializar as conversões de empresas B2B?

Agilidade na comunicação

Um dos grandes desafios da comunicação no mercado B2B é justamente o tempo de resposta entre uma interação e outra, certo? Com o WhatsApp, isso pode ser contornado de forma prática e simples, afinal, 92% dos brasileiros têm o aplicativo instalado em seus celulares.

Em vez de enviar toda a sua comunicação somente por e-mail, o WhatsApp pode servir como um canal mais fácil de ser utilizado no dia a dia. Seja ao disponibilizar esse número em uma landing page para contato, seja para utilizar o aplicativo para manter o relacionamento próximo com quem já é cliente.

Tudo isso possibilita uma troca mais prática para os dois lados, evitando atrasos nas respostas e agilizando o processo de tomada de decisão. Apesar de alguns pontos de atenção — que vamos mencionar mais na frente —, é uma ferramenta que pode ser muito útil para qualquer negócio B2B.

Personalização e relacionamento

Em um momento em que os clientes procuram cada vez mais por um atendimento exclusivo, o WhatsApp acaba se tornando uma comunicação muito mais personalizada e próxima. Afinal, por mais que esteja vendendo o seu serviço para uma empresa, o contato é feito sempre com outras pessoas.

Encontrar maneiras de melhorar essa experiência, portanto, é excelente para criar um relacionamento mais próximo com seus clientes. E a partir do médio e longo prazos, você consegue estabelecer uma relação de maior confiança com quem está do outro lado, fundamental para o aumento das conversões.

Troca de informações mais fácil

Quando se fala em conversão, é natural pensar em fechar vendas, não é mesmo? Mas esse conceito é muito amplo, pode significar também, por exemplo, ajudar alguém que já é cliente a contratar um serviço maior. E como isso pode ser otimizado? A partir da troca de informações com simplicidade.

Imagine que você fez uma apresentação do seu produto, mas o cliente ficou com alguma dúvida específica. Será que é necessário fazer uma nova reunião apenas para explicar esse ponto? No WhatsApp, a resposta pode ser muito mais rápida e, consequentemente, o processo de decisão daquele cliente em potencial.

[E-book Grátis]

12 estratégias de marketing digital para indústrias

Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.

Acesse aqui o e-book

Outra aplicação prática do WhatsApp para vendas B2B é utilizar a ferramenta para lembretes e notícias importantes. Você não vai enviar um e-mail para falar algo muito simples, mas uma mensagem pode servir como uma lembrança para uma reunião, apresentação ou algo que o cliente precise fazer.

Atendimento e suporte ao cliente

Além de todos esses aspectos que falamos acima, o WhatsApp pode ser muito útil no pós-venda e na fidelização de clientes. Em vez de enviar uma mensagem que pode demorar horas até ser respondida por e-mail, o cliente ganha em praticidade para ter um atendimento mais rápido.

Sendo assim, os clientes podem enviar suas dúvidas e receber respostas em tempo real, resultando em um atendimento mais eficiente e satisfatório. Esse suporte em tempo real pode desempenhar um papel crucial na tomada de decisão do cliente e na resolução de possíveis objeções.

Utilizando as ferramentas mais adequadas, ainda é possível tornar o WhatsApp uma ferramenta mais robusta para esse suporte. Ou seja, você passa a ter ainda mais dados e informações disponíveis para a tomada de decisão e, consequentemente, melhoria da experiência dos seus clientes.

Como otimizar o uso do WhatsApp para vendas B2B?

Mas você não pode simplesmente iniciar uma estratégia de WhatsApp para vendas B2B. Afinal, se trata de um canal mais pessoal e, portanto, é necessário ter um planejamento maior e alguns pontos de atenção para otimizar esse aplicativo.

Sempre peça autorização ao cliente

Você pode até ter o número do WhatsApp do ponto de contato da empresa que contratou os serviços do seu negócio, mas é importante sempre ter a autorização para enviar mensagem por esse canal. Por mais que tenha inúmeros benefícios, quem está do outro lado pode preferir não utilizá-lo para esse tipo de contato.

Integre com ferramentas específicas

O WhatsApp por si só já é muito eficiente, mas ele pode ser otimizado com a integração com ferramentas específicas, como o RD Station. Assim, é possível potencializar o uso do aplicativo, visualizando histórico de conversas e, mais importante, compreendendo o comportamento do lead ao longo da jornada.

Acompanhe os dados da plataforma

Outro ponto fundamental para que o WhatsApp funcione para vendas B2B é acompanhar as estatísticas e os dados da plataforma. O RD Station também pode facilitar esse processo, permitindo que você entenda mais sobre a eficiência ou não das suas mensagens e estratégias dentro desse canal.

Como mostramos ao longo deste artigo, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil e pode fazer parte das suas estratégias de comunicação no mercado B2B. Apesar disso, é preciso entender os desafios e otimizar o uso da ferramenta para melhorar a relação com clientes e aqueles em potencial.

Mesmo com todos esses benefícios, nem sempre é fácil transformar o WhatsApp em uma ferramenta de vendas para B2B, não é mesmo? Então conte com o suporte de quem tem experiência no assunto: entre em contato com o time comercial para descobrir como a Tsuru pode ajudar!