O processo que consiste em atrair consumidores para uma página e fazê-los chegar à última etapa, isto é, à realização de uma compra, requer algumas medidas que fazem toda a diferença no resultado final. Mais do que simplesmente chamar a atenção do público, você precisa conquistá-lo, a fim de retê-lo naquilo que conhecemos como funil de vendas.

O que é funil de vendas?

Em rápidas palavras, podemos dizer que trata-se de um esquema que, a princípio, visa atrair consumidores para um site. É possível também identificar quais deles têm, de fato, chances reais de concluir uma compra. No funil de vendas, existem vários tipos de público e cabe aos responsáveis pela página identificá-los e tratá-los de acordo com os seus interesses. O público que está, digamos, no topo do funil — muito maior e que, em geral, está apenas de passagem pelo site — tem necessidades muito diferentes daquele que já está numa etapa mais avançada, prestes a realizar uma compra, por exemplo. A abordagem, definitivamente, não deve ser a mesma.

Para que o seu negócio alcance o sucesso, é fundamental que você entenda as métricas desse funil de vendas. O segredo está em fazer com que as pessoas, depois do interesse inicial pelo seu produto ou serviço, sintam-se motivadas a consumi-lo.

 

AARRR!!!

Em sua apresentação “Startup Metrics for Pirate”, Dave McClure, fundador da aceleradora norte-americana 500 Startups, apresenta os 5 estágios fundamentais que os CEOs das empresas têm de conhecer para lidar com os consumidores. Segundo McClure, eles devem levar em consideração os interesses das pessoas e em que etapa (que vai da descoberta do site à finalização da compra) elas estão. O termo “pirata” dá nome à apresentação, pois, unidas, as letras iniciais dos estágios formam “AARRR”, que faz uma alusão à forma com que os piratas se expressam.

Vamos aos estágios?

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

1. Aquisição

Nesta etapa inicial, o objetivo é, basicamente, trazer pessoas para o site e já fazer uma primeira análise dos perfis. “Quem são?”, “Como chegaram ao site?”, “O que buscam?” e por aí vai. É neste momento que cabe pôr em prática ações que ajudem a atrair e identificar esse público. Campanhas, redes sociais e e-mail marketing são exemplos de ferramentas úteis e muito importantes neste processo.

2. Ativação

O consumidor realizou alguma ação em seu site (cadastro, download, etc) ou tem voltado a ele com alguma frequência? Ótimo! Isso quer dizer que ele chegou ao estágio da ativação. Desperte nas pessoas o interesse pelo seu produto ou serviço e faça também da visita ao seu site uma ótima experiência, de modo que ele não se limite a apenas uma.

3. Retenção

Você já atraiu as pessoas para o seu site e conseguiu motivá-las a voltar a ele por alguma razão. E agora? O próximo passo é retê-las. Como fazer isso? Zelar pela satisfação delas, de modo que mantenham (ou aumentem) a frequência de visitas e realizem mais ações no canal é a melhor decisão. Para citar um exemplo, o simples envio de e-mails bem planejados e cuidadosamente elaborados ajuda a preservar este relacionamento e torna as pessoas mais engajadas.

4. Referência

Uma boa experiência com uma empresa tem efeito multiplicador. Um usuário satisfeito com um serviço ou produto tende a, espontaneamente, divulgá-lo aos seus contatos e estes, por sua vez, também se encarregam de falar positivamente de algo que lhes trouxe um excelente retorno. Faça um bom trabalho e estimule nas pessoas a vontade de espalhar por aí quão boa a sua empresa é. Invista no boca a boca, mas não esqueça de facilitar a vida das pessoas. De que maneira? Tornando simples o compartilhamento do conteúdo produzido. Links para as redes sociais, por exemplo, não podem faltar.

5. Receita

Este estágio refere-se à análise do resultado final de tudo o que foi feito. O que deu certo? Os objetivos foram atingidos? As vendas aumentaram? De que maneira isso aumentou a lucratividade da empresa? Atrair e manter público no site são etapas estimulantes e que exigem muitos esforços, mas o acompanhamento de cada pequena ação é decisivo para atingir um resultado final que, de fato, dê um sentido a todo o trabalho.

Quer conversar mais detalhadamente sobre estes 5 estágios e entender de que maneira a sua empresa deve lidar com o público? Não perca tempo! Entre em contato conosco.