Hoje em dia, o que não faltam são meios para ter acesso à informação. A era digital, sobretudo, tornou tudo muito mais prático, rápido e simples. Podemos afirmar, inclusive, que só fica por fora de um assunto quem quer, uma vez que nunca foi tão fácil se comunicar e se alimentar de conteúdo.

As redes sociais, conforme sempre lembramos aqui, no blog, têm sido fundamentais para estreitar a relação empresa/cliente. O e-mail, por sua vez, embora também tenha papel importantíssimo nesse processo, requer um cuidado especial, visto que o que se espera com o seu envio é prender a atenção das pessoas desde o título até a última linha do texto. Algumas atitudes, no entanto, têm feito com que muita gente exclua as mensagens da caixa de entrada sem ao menos abri-la.

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Abaixo, apresentamos algumas dicas que fazem toda a diferença e que são capazes de tornar o seu e-mail marketing muito mais interessante aos olhos do seu público. São eles:

Faça títulos curtos e mais atrativos

O conteúdo do seu e-mail pode ser muito interessante, mas se o título dele não gerar curiosidade nas pessoas, fatalmente elas irão ignorá-los. Além disso, algumas empresas pecam ao escolherem títulos enormes e que, definitivamente, não são um convite à leitura. Use uma maneira original para apresentar o que está no corpo da mensagem, de modo que as pessoas fiquem interessadas em saber o que a sua empresa tem a dizer.

Vá direto ao ponto

Não tem por que se prolongar tanto num assunto. Lembre-se que o tempo é artigo de muito valor na internet e que as pessoas não curtem muito a ideia de se prender a um texto que, de cara, já desanima. Seja breve. Passe o seu recado, mas seja econômico nessa comunicação. Mais vale um texto curto e objetivo do que um longo que provoque bocejos já nas primeiras linhas.

Enviar arquivos anexados? Nem pensar!

Existem maneiras, digamos, mais confiáveis de mandar uma apresentação, por exemplo, para o público. Não esqueça que as pessoas temem os riscos que arquivos anexados podem representar. Uma alternativa mais segura é a hospedagem em uma plataforma conhecida (o SlideShare é uma delas) e informar, no corpo do e-mail, o link que levará a este conteúdo.

Invista em Design Responsivo

Torne possível o acesso ao conteúdo da sua mensagem em dispositivos móveis. Para isso, vale a pena investir em Design Responsivo, que consiste em adequar um layout às mais diversas telas. Em muitos casos, quando não há este cuidado, a experiência da navegação pode se mostrar limitada. Uma imagem no corpo de um e-mail, por exemplo, pode ter visualização comprometida.

Para saber mais sobre a técnica, vale a pena ler o nosso post Design Responsivo: o que é e por que é tão importante?

O texto longo é inevitável? Distribua-o em blocos

Em alguns poucos casos, o texto do e-mail precisa ser mais longo. Se a sua empresa, em algum momento, tem essa necessidade, faça com que a leitura não pareça pesada, cansativa demais. Para isso, distribua o texto em blocos menores, de modo que não cause o impacto negativo de e-mails que não parecem ter fim. Pode parecer bobagem, mas este artifício, de fato, torna a leitura menos assustadora e bem mais convidativa.

Vamos falar mais sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos dar mais dicas, de modo que o seu e-mail marketing não seja mais um no meio daqueles que já têm um destino certo: a lixeira.