Aumentar os lucros de um negócio é o objetivo de todos os profissionais que estão à frente de uma empresa. É sabido que investir em marketing digital é indispensável para atingi-lo. Hoje, a Tsuru Agência Digital irá orientá-lo a definir um orçamento de marketing digital para 2018 considerando os fatores que você não deve deixar de fora.

Faça uso de métricas

O retorno de investimento (ROI) é uma das maiores aliadas dos CEOs que trabalham em campanhas de marketing digital. Fazer o acompanhamento de métricas impacta positivamente nos custos, uma vez que esse controle impede que gastos desnecessários sejam feitos. Como a margem de erros diminui consideravelmente, visto que as métricas antecipam ruídos na comunicação, permitem que sejam corrigidas possíveis falhas na campanha tão logo são identificadas e indicam os melhores caminhos a seguir, os gastos também são previamente calculados, o que torna possível prever com antecedência a verba necessária para que uma campanha cumpra o seu papel e traga o retorno esperado pela empresa.

As métricas antecipam ruídos na comunicação, permitem que sejam corrigidas possíveis falhas na campanha tão logo são identificadas e indicam os melhores caminhos a seguir.

Além de apontar os problemas, as métricas mostram, em tempo real, quais ferramentas da campanha têm melhor desempenho e podem culminar no impulsionamento das vendas, o que torna a estratégia adotada pela empresa ainda mais eficaz.

Vale dizer, no entanto, que as métricas não se limitam ao ROI. O marketing digital tem outras opções tão favoráveis quanto. São elas: custo por visitante; leads x visitante; taxas de conversão. Para conhecer detalhadamente como cada uma funciona, entre em contato conosco.

Como definir um orçamento?

Há dois meios possíveis de fazer essa definição: pela diretoria da empresa ou pelo próprio setor de marketing, que comunicará à diretoria a verba necessária para tocar a campanha. Neste segundo caso, o responsável pelo marketing apresenta como esse orçamento será investido, o que será feito para que os objetivos sejam alcançados, faz um levantamento do que será necessário e recebe o que precisa para pôr o plano de ações em prática a fim de evitar despesas desnecessárias. Quando é a diretoria quem define a verba a ser destinada para o marketing digital, compete ao setor usá-la de forma precisa e adequada aos padrões da empresa. De uma maneira ou de outra, cabe ao setor de marketing analisar o histórico de vendas bem como o crescimento para definir as metas.

Outra coisa importante de saber é o gasto médio necessário para entregar o que foi prometido durante a venda. Junte todos os custos e divida pelo número de vendas para saber o que se gasta para honrar cada uma delas. O que sobra disso é o que a empresa tem de margem por venda. Cabe à diretoria, portanto, a função de definir quanto está interessada a destinar de sua verba para o marketing digital. Por fim, para definir o orçamento, basta pegar o número de vendas que deseja atingir e multiplicar pela verba disponível do marketing por cada venda.  

O que investir com um orçamento de marketing digital?

Você já sabe que para obter resultados verdadeiramente relevantes para o seu negócio é preciso investir em marketing digital. Mas quais são esses investimentos, exatamente? Tome nota:

– Criação e manutenção constante de site;

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Google Adwords, Facebook Ads e outras mídias digitais;

– Produção de conteúdo relevante e de qualidade para o blog, redes sociais e materiais ricos;

– Equipe comprometida e qualificada, seja ela interna ou de agência contratada;

– Investimento em ferramentas como e-mail marketing, analytics, CRM, automação de marketing, etc.

Fuja desses erros

Muitas campanhas deixam de trazer os resultados esperados por que os profissionais não seguem à risca os passos fundamentais para um retorno favorável. Não cometa esses erros. Fique atento a tudo, a cada etapa, a fim de reduzir as chances de erro, saltar na frente e ser para o seu público a melhor opção do mercado.

Os resultados são conquistados aos poucos. A precisão do marketing digital diminui consideravelmente as falhas, mas é preciso esperar que as conquistas aconteçam cada uma ao seu tempo. Não pule etapas. Não fique ansioso por resultados que virão quando tiverem que vir. Afobação não o levará a nada.

Há quem arrisque e lance campanhas sem um planejamento. As chances de isso dar muito errado são grandes. Pra que se sujeitar a isso se você pode prever cada passo dentro de uma estratégia bem pensada, bem calculada? Antes de pôr uma campanha no ar, planeje-a. Saiba dos riscos, saiba quais os caminhos mais seguros e com mais chances de trazerem retornos positivos e afaste para bem longe qualquer possibilidade de falha de percurso.

2018 já está próximo. Esteja pronto para o novo ano, de modo que a sua empresa dê continuidade ao seu ritmo de crescimento. Para isso, defina desde já as suas metas, quanto espera vender, quanto de verba está disposto a destinar para o marketing digital e planeje-se. A agência Tsuru está à sua disposição para orientá-lo no que for preciso. Para isso, basta entrar em contato.