O B2B (business to business), conforme o nome sugere, é o tipo de venda realizado de empresa para empresa. Tal processo requer determinadas estratégias de marketing para que os bons resultados apareçam. É sobre isso o que falaremos hoje.

Geração de Leads para B2B

Começaremos dando destaque a uma informação que você deve sempre ter em mente: dê a devida importância à geração de leads. Novas e grandes oportunidades surgem da capacidade que uma empresa tem de gerar leads, isto é, contatos que se fidelizam. O conteúdo que seduz, que traz o público de interesse mais para perto é o que ajuda a tornar isso mais possível. Se o conteúdo de uma empresa faz dela uma referência no segmento em que atua, a geração de leads acaba sendo uma consequência natural, uma vez que ao falar com propriedade sobre o seu ramo de atuação e também sobre o produto ou serviço que lança no mercado, ela consegue atingir um público maior. Mais do que conquistar likes, sua meta deve ser conquistar e envolver mais pessoas. No final das contas, é isso o que verdadeiramente vai contribuir para o sucesso do seu negócio.

Mais do que conquistar likes, sua meta deve ser conquistar e envolver mais pessoas. No final das contas, é isso o que verdadeiramente vai contribuir para o sucesso do seu negócio.

Marketing de Conteúdo para B2B

E quanto ao Marketing de Conteúdo, especificamente? Uma vez definido o alvo da comunicação da sua empresa, convém desenvolver um conteúdo que atenda às necessidades desse público. Isso é óbvio para qualquer negócio, B2B ou não. Uma dica é produzir algo muito adequado para cada etapa da venda, respeitando todo o processo pelo qual o público passa. A comunicação feita lá, no primeiro contato, na abordagem inicial, por exemplo, deve ser diferente da das etapas mais avançadas, como a do final do funil de vendas. Os interesses se desenvolvem ao longo de todo o processo, portanto é adequado definir que tipo de conteúdo deve ser trabalhado em cada uma delas.

Vale dizer também que o conteúdo deve ser constante a fim de preservar o interesse desse público e deixá-lo cada vez mais ligado à marca.

Links Patrocinados para B2B

A capacidade da sua empresa de atrair mais pessoas para o topo, isto é, para a etapa inicial do funil de vendas é outro aspecto que não pode ser desprezado. Para isso, convém recorrer, por exemplo, ao Facebook Ads e Google AdWords a fim de alcançar um número expressivo de novos visitantes. Caberá, porém, unicamente à sua empresa envolvê-los o bastante a ponto de mantê-los ligados a ela e, claro, interessados em passar por todo o funil rumo à finalização da compra.

Outbound Marketing

Outro ponto que merece atenção especial é o papel da equipe de vendas. Cabe a ela desenvolver um trabalho muito específico em cada uma das etapas do funil. As pessoas que a integram devem entender muito bem as estratégias de marketing e adotá-las respeitando o momento, digamos assim, do público com quem se espera fazer negócio. Em suma, equipe de vendas e marketing digital devem unir forças, de modo que, assim, levem ao público o melhor resultado dessa parceria.

Queremos falar mais da relação B2B no marketing digital. Clique em fale conosco e deixe o seu contato para que possamos detalhar um pouco mais tais estratégias. O seu negócio só terá a ganhar com isso.