É inegável que a tecnologia democratizou o acesso dos anunciantes aos meios de divulgação. Agora, já não é preciso investir valores exorbitantes na compra de espaços publicitários. Mas isso também tem o seu outro lado. Afinal, se todo mundo está on-line, como mostrar para o prospect que, dentre todas as opções, a sua é a ideal? A resposta para isso está na construção de autoridade digital por meio do inbound marketing. Esta é uma estratégia que vem gerando resultados expressivos, especialmente para empresas de tecnologia.

Isso porque as tech business têm um público diferenciado. Mais familiarizado com a tecnologia, informado e consciente da ampla concorrência, é necessário mais que um bom site para atraí-lo. Para isso, o inbound marketing defende que a autoridade deve ser construída com ações sólidas, que mostrem o domínio e a autoridade sobre o assunto.

Se tudo isso ainda é novidade para você, fique tranquilo! Ao longo deste artigo, explicaremos o que é o inbound marketing e por que ele é uma forma de empresas de tecnologia escalarem suas vendas!

Inbound marketing: entenda melhor essa estratégia para empresas de tecnologia

O inbound marketing nada mais é que uma estratégia aplicada ao digital que tem como objetivo educar os leads. Isso quer dizer que, ao invés de apenas oferecer uma solução, ele busca conhecer e se conectar com as dores e desejos das buyer personas, conduzindo-as por uma jornada de compra.

É durante esse caminho que a construção de autoridade acontece. Para ficar mais claro, veja como o inbound marketing estrutura suas ações:

  1. atração: aqui os esforços estão em despertar o interesse do seu público e atraí-lo para os seus canais digitais (site, blog ou redes sociais);
  2. conversão: é hora de pedir ao prospect que lhe ceda alguns dados. Em troca, deve-se oferecer algo relevante. É um ótimo momento para mostrar a sua expertise por meio de um e-book ou uma videoaula;
  3. relacionamento: de acordo com Chet Holmes, apenas 3% da base conquistada na etapa anterior está pronta para fechar negócio. Para aumentar esse número, é necessário iniciar um relacionamento (que não seja invasivo!);
  4. venda: agora você pode investir em táticas que deem um empurrãozinho na tomada de decisão;
  5. análise: inbound marketing só dá resultados se ancorado em uma cultura data-driven! Cada uma das etapas gerou um número significativo de dados e analisá-los é a melhor forma de entender o que está ou não funcionando.

Quer saber os detalhes? No artigo As etapas do Inbound Marketing, você encontra exemplos de ações para cada uma das fases.

Apenas pela descrição acima já deu para entender como o inbound marketing atua para gerar autoridade, certo? Em cada uma das etapas, o conteúdo é a peça-chave para guiar o possível cliente para a próxima. Por isso, ele precisa ser relevante, trazendo informações técnicas acuradas sobre o assunto.

Veja por que é tão importante para empresas de tecnologia construírem autoridade digital

Diferente do mercado B2C, o B2B têm tickets médios maiores. Consequentemente, ciclos de compra mais longos. Isso se deve, claro, às particularidades do público. Afinal, escolher um software que otimiza a rotina ou gestão da empresa é uma decisão que exige bastante análise. Junto a isso, ainda há o aumento no número de empresas no setor, que já totalizam mais de 215 mil ― apenas em 2021, 38,1 mil novas empresas chegaram para disputar mercado.

Ou seja, para um consumidor mais informado, com inúmeras opções, e consciente da complexidade da sua escolha, ganha espaço quem mostrar maior expertise. E sai na frente quem conseguir mostrar isso. Afinal, é muito mais fácil fechar negócio com quem ele já conhece e sabe o valor do que com um completo desconhecido.

Dessa forma, a autoridade digital das empresas de tecnologia pode ser um poderoso diferencial competitivo. Especialmente, se considerarmos a construção do relacionamento que o inbound marketing fomenta. Por meio da fidelização dos clientes, o retorno sobre o investimento costuma ser muito maior.

Mesmo que o inbound marketing seja mais barato que o modelo convencional ― de acordo com a Invesp, o investimento é 62% menor ―, esse modelo também demanda esforços para que os resultados apareçam. Por isso, muitas empresas de tecnologia recorrem a um parceiro especialista nessa estratégia. No artigo “Agência de Marketing digital: como ela é fundamental para o seu negócio na internet”, você entenderá melhor os motivos para essa escolha!