Alguns indicadores são determinantes para confirmar o sucesso de uma ação no ambiente digital. O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é, hoje, o maior deles. Sem dúvida. Mais do que o aumento de vendas que, durante muito tempo, foi o maior indicador de campanhas bem sucedidas, o CAC é atualmente um dos mais relevante para as empresas.
O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?
Trata-se, basicamente, do custo de cada novo cliente para uma empresa. Para se chegar a ele, não tem mistério: basta pegar o total investido em marketing (e em vendas) e dividir pelo total de novos clientes conquistados no período em questão. Em que pesa o CAC nesse cálculo? É simples. Quanto menor for o custo de cada cliente, melhor, isso por que, a partir do momento em que esse valor se reduz, significa que a empresa começou a aumentar o faturamento e a lucratividade, dependendo do ticket médio.
O que fazer para reduzir esse custo?
Uma maneira de reduzir tal custo é aumentando o número de novos cliente, de modo que impacte no custo unitário. Como conseguir isso, afinal? Apostando na força e na eficácia do Inbound Marketing, isto é, em ações que mirem o público-alvo de maneira estratégica, a fim de elevar consideravelmente a taxa de conversões. Investir em ações que visam atrair mais clientes novos é a mais eficaz estratégia para reduzir o CAC.
Investir em ações que visam atrair mais clientes novos é a mais eficaz estratégia para reduzir o CAC.
Em que investir?
Basicamente nos elementos que caracterizam o Inbound e que elevam as taxas de conversão. São eles:
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
1. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo consiste em produzir conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em toda a jornada de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca. Faz parte dessa estratégia também adotar as palavras-chaves certas e que são as mais fortes para indexar os canais da sua empresa (blog, site, etc) em posição privilegiada nos mecanismos de busca, aumentando assim o número de visitantes do seu site que podem se tornar clientes.
2. Otimização de Conversão
Que tipo de anúncio mais converte com o público de sua empresa? Faça esse levantamento, realize alguns testes A/B e identifique o que gera mais resultados positivos.
3. Marketing de relacionamento
Outra maneira de reduzir o CAC é investindo no marketing de relacionamento. Mostrar a sua empresa constantemente presente e apta a apresentar as melhores soluções é uma das mais eficazes maneiras de se aproximar do público e de encantá-lo. Estabelecer uma conversa agradável e personalizada, bem como uma relação de confiança com o público são algumas das mais inteligentes estratégias para quem tem como meta conquistar novos e fiéis clientes.
4. Pós-venda
Novo cliente conquistado, venda finalizada, trabalho encerrado, certo? Errado. Investir no pós-venda é importante para zelar pela permanência dessas pessoas. Realizar pesquisas de satisfação e colocar-se à disposição a qualquer hora são ações de pós-venda que contam pontos preciosos para as empresas e que, claro, aumentará o número de indicações para novos clientes.
Quer conversar mais detalhadamente sobre o CAC da sua empresa? A Tsuru aguarda o seu contato.