O Inbound Marketing é a solução para vários segmentos interessados em investir em divulgação e em relacionamento com o público, inclusive aos ligados à educação. Com o fortalecimento e o crescimento dos meios digitais, fez-se necessário focar as ações nesses canais a fim de atrair novos clientes e fidelizar os já conquistados.

Se antes a mídia tradicional ditava as regras, hoje, o poder está nas mãos de estratégias de marketing online, mais modernas, mais imediatas e com custo reduzido. O Inbound Marketing é a referência maior e, não à toa, é a mais adotada por aqueles que desejam potencializar as suas vendas, mas com a preocupação de mirar o público certo. Se antes, investir em publicidade na TV, nos jornais, em revistas, no mobiliário urbano era um caminho natural, nos últimos anos, as ferramentas digitais têm se sobressaído e mostrado a sua eficácia. Uma forte razão para isso é o fato de as mídias tradicionais atingirem um público mais pulverizado, mais abrangente, enquanto as digitais concentram seus esforços em um público mais selecionado, logo mais propenso a realizar conversões.

Inbound e instituições de ensino

Hoje, as instituições de ensino têm, no Inbound Marketing, a oportunidade de obter dados sobre o perfil do potencial aluno a fim de direcionar a ele a comunicação mais adequada. O Inbound consiste basicamente nisso, ou seja, em pensar em um conteúdo específico para cada grupo de pessoas. As instituições de ensino, sejam elas faculdades, cursos livres ou profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outros, têm a oportunidade de obter informações que sugiram que tipo de conteúdo deve ser apresentado, de modo que esse público veja nelas tudo aquilo que procura em sua pesquisas online.

As instituições de ensino têm a oportunidade de obter informações que sugiram que tipo de conteúdo deve ser apresentado, de modo que esse público veja nelas tudo aquilo que procura em sua pesquisas online.

Tenha uma presença online relevante

Ter presença online é importante, mas apenas isso não basta. É preciso ser relevante, é preciso produzir e lançar, com uma certa regularidade, um conteúdo que venda muito bem a sua instituição e a torne a melhor opção dentre as disponíveis no mercado. É fundamental também estabelecer uma conversa com esse público, a fim de conhecê-lo mais e de se apresentar como solução. Identificou pessoas interessadas no curso oferecido pelo seu negócio? Aborde-as, inicie uma conversa com elas, apresente o seu serviço. Pé ante pé, você irá despertar nelas a curiosidade e o interesse em saber o que o seu curso, e não os da concorrência, tem de melhor a oferecer.

Deixe de lado as más práticas

Qualquer abordagem insistente, cansativa pode se voltar contra o seu negócio. Se você tentou uma, duas, três vezes uma abordagem, mas não obteve retorno, o melhor a fazer é parar. Não seja chato. Dê espaço para as pessoas fazerem suas próprias escolhas. Assim, você ainda tem a oportunidade de elas voltarem a procurar o seu negócio no futuro. Ao insistir, são praticamente zeradas quaisquer possibilidades de contato. Dito isso, lembre-se: nada de SPAM. Por mais que você veja em algumas pessoas o perfil ideal de clientes, cabe a elas decidirem se devem ou não se matricular na sua instituição.

Em suma, leve ao seu público um conteúdo de qualidade no momento certo, mas sem insistência.

Marketing e vendas: parceria que dá certo

Enquanto a equipe de marketing trabalha para identificar o público certo, filtrá-lo e trazê-lo para os meios digitais da sua instituição, a fim de conhecerem as vantagens dos cursos oferecidos, a de vendas é responsável por dar continuidade ao trabalho abordando esses leads qualificados, de modo que eles realizem conversões. Zelar pela integração dessas duas equipes é importante para o sucesso da parceria.

Crie uma buyer persona

Uma maneira muito eficaz de entender quem é o seu público e de que modo deve abordá-lo é por meio da criação de uma buyer persona. Através disso, você consegue identificar melhor quem são as pessoas aptas a se tornarem alunos da sua escola e de que maneira deve conduzir a comunicação direcionada para elas.

Encerramos este artigo respondendo a pergunta que dá título a ele: sim, o Inbound Marketing funciona para instituições de ensino. As razões acima não deixam dúvidas disso. Entre em contato com a Tsuru Agência Digital para entendê-las mais a fundo, para receber orientações e aplicá-las no seu negócio.